Alfabetização e letramento: conceitos e relações

Autoria: Carmi Ferraz Santos e Márcia Mendonça (Organizadores). Informações: Livro dividido em oito capítulos elaborados por autores distintos, pretende abrir espaço para a discussão acerca dos conceitos de alfabetização, letramento e escolarização. Instituições: MEC e UFPE/CEEL. Ano de publicação: 2007. Idioma: Português. www.plataformadoletramento.org.br/acervo-para-aprofundar/164/alfabetizacao-e-letramento-conceitos-e-relacoes.html

Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores

Autoria: Carolyn Wilson, Alton Grizzle, Ramon Tuazon, Kwame Akyempong e Chi-Kim Cheung. Informações: A publicação propõe uma matriz curricular para que educadores formularem planos de aula integrando a educação formal e as tecnologias de informação e comunicação, destacando a necessidade da alfabetização midiática e informacional como um caminho para a Leia mais…

Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças

Informações: Um documento que destaca os Direitos Fundamentais de crianças que frequentam creches, no que diz respeito ao direito à vida, saúde, educação, moradia, convívio familiar e comunitário. Os Direitos Fundamentais constam no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal. Instituições: Ministério da Educação / Secretaria Leia mais…

Declaração de Desenvolvimento do Milênio

Autoria: Informações: O documento reúne compromissos de 191 países para erradicar a pobreza e garantir o desenvolvimento de todas as nações. A partir dessa publicação foram estabelecidos os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Instituição: ONU. Ano de publicação: 2000. Idioma: Português. Palavras-chave: ONU, direitos humanos. www.unicef.org/brazil/pt/resources_9540.htm

Deixa eu falar

Informações: A publicação compila depoimentos de crianças de três a seis anos e que pretende incentivar novas práticas educativas comprometidas com os direitos da criança e que busquem articular suas experiências e saberes com o conhecimento cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico. Instituições: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Leia mais…