Comunidade sem dengue
Ações de conscientização e prevenção realizadas em escolas e comunidades reduziram os casos de dengue na cidade e trouxeram resultados consistentes para a Educação
Saúde
Interação escola e comunidade
Leitura e letramento
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Araçoiaba da Serra (SP)
– Criar zonas de proteção contra a dengue.
– Envolver estudantes, profissionais da Educação e da Saúde e toda a população na prevenção e tratamento da doença e em ações de combate aos agentes transmissores. O projeto foi realizado nas escolas de Ensino Fundamental e em todo o do município de Araçoiaba da Serra, em São Paulo, graças à atuação integrada de educadores e agentes de saúde.
Alunos, professores, equipes gestoras de escolas públicas e particulares e agentes de saúde da cidade receberam o conjunto temático “Na cola do mosquito – Dengue”, da série Vida em Comunidade, que foi utilizado como material de ensino-aprendizagem nas unidades escolares e instrumento de intervenção junto à população.
Na primeira etapa do programa, educadores e agentes de saúde participaram de oficinas pedagógicas ministradas por formadores do Instituto Ciência Hoje, para alinhar a proposta de combate à dengue aos componentes curriculares de forma transdisciplinar e orientar as abordagens feitas com os moradores da cidade.
O projeto envolveu também estratégias de comunicação específicas para engajar a população nas ações de combate à dengue, como criação e fixação de banners em escolas, outros espaços públicos e estabelecimentos comerciais.
Em sala de aula, os professores desenvolveram atividades lúdicas com jogos e experimentos, trataram de temáticas relacionadas à saúde e ao combate da dengue, como tratamento de água, microrganismos e resíduos sólidos e a estimularam os alunos a se envolver em ações de prevenção na comunidade. A partir dos textos do conjunto “Na cola do mosquito – Dengue”, os estudantes foram incentivados a pesquisar, a ler e a escrever. As turmas criaram peças de teatro, radionovelas e músicas sobre a dengue, desenvolveram gincanas para a detecção de focos do mosquito e mobilizaram familiares e vizinhos em mutirões de limpeza de terrenos e quintais.
- – Em 2012, após a realização projeto, não foram registrados novos casos de dengue no município.
- – A população em geral adotou posturas mais conscientes combate ao mosquito Aedes aegypti. Houve redução dos focos de dengue
- – Os alunos demonstraram maior interesse e envolvimento pelo aprendizado de ciências e mais respeito ao meio ambiente.
- – Famílias e comunidades ampliaram sua participação nas atividades promovidas pelas escolas.
- – Aumento dos índices de leitura nas escolas.
Projeto: Comunidade sem dengue
Município: Araçoiaba da Serra – SP
Parceiros: Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba da Serra, Secretaria Municipal de Educação de Araçoiaba da Serra e Instituto Ciência Hoje.
Período: 2012.
Recursos de aprendizagem: Série Vida em Comunidade – Dengue
Desafios – Integração entre escola e comunidade/ Direitos de aprendizagem/Incentivo à
Educação Científica e Tecnológica
Soluções – Vida em Comunidade
Acervo
Referência:
http://www.eliminatedengue.com/en/program
http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=262
Álbum de fotos
Destaque
“É importante que todos promovam a saúde e contribuam para uma comunidade sem dengue, participando das campanhas e disseminando as informações. Todos devem ser agentes nessa campanha. É fundamental prevenir”.
Eduardo Leite Croco, Secretário de Saúde de Araçoiaba da Serra em 2012.
Temas
Saúde
Interação escola e comunidade
Leitura e letramento
Município
Araçoiaba da Serra (SP)
Desafios
– Criar zonas de proteção contra a dengue.
– Envolver estudantes, profissionais da Educação e da Saúde e toda a população na prevenção e tratamento da doença e em ações de combate aos agentes transmissores.
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O projeto foi realizado nas escolas de Ensino Fundamental e em todo o do município de Araçoiaba da Serra, em São Paulo, graças à atuação integrada de educadores e agentes de saúde.
Alunos, professores, equipes gestoras de escolas públicas e particulares e agentes de saúde da cidade receberam o conjunto temático “Na cola do mosquito – Dengue”, da série Vida em Comunidade, que foi utilizado como material de ensino-aprendizagem nas unidades escolares e instrumento de intervenção junto à população.
Na primeira etapa do programa, educadores e agentes de saúde participaram de oficinas pedagógicas ministradas por formadores do Instituto Ciência Hoje, para alinhar a proposta de combate à dengue aos componentes curriculares de forma transdisciplinar e orientar as abordagens feitas com os moradores da cidade.
O projeto envolveu também estratégias de comunicação específicas para engajar a população nas ações de combate à dengue, como criação e fixação de banners em escolas, outros espaços públicos e estabelecimentos comerciais.
Em sala de aula, os professores desenvolveram atividades lúdicas com jogos e experimentos, trataram de temáticas relacionadas à saúde e ao combate da dengue, como tratamento de água, microrganismos e resíduos sólidos e a estimularam os alunos a se envolver em ações de prevenção na comunidade. A partir dos textos do conjunto “Na cola do mosquito – Dengue”, os estudantes foram incentivados a pesquisar, a ler e a escrever. As turmas criaram peças de teatro, radionovelas e músicas sobre a dengue, desenvolveram gincanas para a detecção de focos do mosquito e mobilizaram familiares e vizinhos em mutirões de limpeza de terrenos e quintais.
– Em 2012, após a realização projeto, não foram registrados novos casos de dengue no município.
– A população em geral adotou posturas mais conscientes combate ao mosquito Aedes aegypti. Houve redução dos focos de dengue
– Os alunos demonstraram maior interesse e envolvimento pelo aprendizado de ciências e mais respeito ao meio ambiente.
– Famílias e comunidades ampliaram sua participação nas atividades promovidas pelas escolas.
– Aumento dos índices de leitura nas escolas.
Projeto: Comunidade sem dengue
Município: Araçoiaba da Serra – SP
Parceiros: Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba da Serra, Secretaria Municipal de Educação de Araçoiaba da Serra e Instituto Ciência Hoje.
Período: 2012.